Publicidade

domingo, 19 de novembro de 2017

Fortaleza é homenageado pela Câmara Municipal. Vereador Marcio Martins (PR) 99 anos Fortaleza Esporte Clube.



Foto : André Lima
Fortaleza recebe homenagem da Câmara Municipal*


A Câmara Municipal de Fortaleza realizou nessa terça-feira (14) sessão solene em comemoração aos 99 anos de Fundação do Fortaleza Esporte Clube, comemorado no dia 18 de outubro passado. A homenagem foi proposta pelo requerimento 3420/2017 de autoria do vereador Márcio Martins (PR), aprovado por unanimidade pelo plenário da CMFor. A Sessão foi presidida pelo vereador Márcio Martins, no ato representando o presidente da Casa Legislativa, vereador Salmito Filho (PDT).
A mesa solene contou com a participação de Euler Barbosa, secretário de Esportes do Estado do Ceará, no ato representando o governador Camilo Santana; Omar Macedo, diretor administrativo do Fortaleza, representando o presidente Marcelo Paz; João de Deus, ex-presidente do Clube; Keison Marques representando os Leões Open Bar, Demontiê, presidente do Leões do Álvaro Weyne; Gleidiberto Leão, representando a Garra Tricolor e João Paulo Melo, representando os Leões da TUF.
Em sua saudação aos presentes, o vereador Márcio Martins falou da alegria de estar vendo tantos amigos que estiveram com ele na campanha eleitoral. “Estamos aqui dando nossa contribuição ao esporte. Nossa missão é árdua – mudar a imagem das torcidas organizadas. Meu projeto de pacificação das torcidas vai ser bom para todos. É uma honra estar fazendo essa homenagem que também é pelo acesso. Essa homenagem é direcionada para o Fortaleza, mas é para todo o Futebol Cearense. Temos dois times que estão mudando de série e isso é o crescimento para nosso esporte”, pontuou.
“Vocês na arquibancada são também responsáveis pelo crescimento, não só pelo torcer, mas por tornar nossa equipe vencedora. Que essa integração entre as torcidas ocorra pelo diálogo” frisou. Logo em seguida foi tocado o hino do Fortaleza pela Banda Marcial Fredson Freis, coordenada pela líder comunitária Fátima Freis que faz diversos trabalhos sociais na Messejana, através do esporte e acumula o cargo de presidente da Associação das Quadrilhas Juninas e é responsável pelo desfile cívico do bairro.
O secretário Euler Barbosa falou em nome do Governo do Estado, afirmando estar a cinco meses à frente da secretaria, quando passou a ter um trato mais direto com os clubes e com as torcidas. “Temos vivido um momento positivo de relativa paz nos estádios e esperamos continuar assim. A torcida do Fortaleza tem uma boa culpa nisso, tem sido ordeira. Temos visto uma mudança geral de postura. Sou tricolor, mas torço outro clube, o Ferroviário, antes de tudo esperançoso. Sei da importância do futebol para minha família, a gente sabe dessa importância e isso tem que ser valorizado”, refletiu.
Disse que teve a oportunidade de conhecer a história do time do Fortaleza, pois teve que negociar a vinda do Paris Saint German nas comemorações do centenário do time. “O evento ganhou todo o contorno, pois contei a história em espanhol para um francês. Lembrei que no início do time, ele jogou uma partida com a camisa do PSG. Os franceses ficaram convencidos que essa história poderia aproximar os dois clubes. Ouvi muita crítica e mimimi de opositores. Mas é certo, que todos anos o PSG sai da França e encerra sua temporada em outro continente, já esteve na África e o destino do próximo ano está entre Fortaleza e Miami. Estamos numa parada grande. O Governo ofereceu o palco, Castelão, a infraestrutura e os serviços da cidade. Agora a bola está na mão de empresários da Lagardère, uma das associadas da PPP da Arena Castelão. Teremos na próxima terça uma reunião para ver se traremos esse espetáculo para cá. Espero no próximo ano estarmos aqui no centenário do time” observou.
Ele disse, ainda, que o Governo do Estado acabou de concluir uma ajuda financeira para o Fortaleza e o Ceará, “sabemos da necessidade do clube de ter esse patrocínio anual do Governo”, concluiu.
Em seguida foram prestadas homenagens a algumas personalidades: Manuel Rodrigues Almeida (Manoelzinho), massagista há mais de 4 décadas no clube e figura que faz parte da história do clube, por sua vida de dedicação, de força e do amor ao Fortaleza; Antônia Porfirio Lima (Toinha), há 45 anos atuando como torcedora é considerada a mãe de todos os tricolores, símbolo do clube, dando apoio aos “seus meninos”, como ela diz; Maria de Fátima Batista, é grande líder, chefe de família e primeira mulher a presidir uma torcida organizada. Há 17 anos é secretária do clube; Arturi Saraiva Cruz, é ícone da torcida Jovem Garra Tricolor (JGT), representou o País no encontro de intercambio de torcidas na Alemanha e conhecido como mediador das torcidas, atua em projetos envolvendo as juventude, faz parte da Associação Nacional de Torcidas; Charles Dantas Freitas, torcedor apaixonado pelo clube, que possui mais de 150 camisas do do time. Cada homenageado recebeu um certificado de participação na sessão.
Foram feitas homenagens a quatro colaboradores do mandato do vereador Márcio Martins, com placas e certidão de participação: Francisco Murta Gurgel; Stela Fernandes de Andrade, conselheira tutelar; Desirê Martins Paz; e Janderson Marino Félix, conhecido como rei.
Em seguida foram entregues placas às torcidas: Leões Open Bar, representada por Keidson Marques; Leões do Álvaro Weyne, representada pelo presidente Demontiê; Jovem Garra Tricolor, por Gleidiberto Leão Santiago (Esquilo); Leões da TUF, representada por João Paulo Melo; Comando Papudim, representado por Daniel Costa. O grande homenageado da noite, o Fortaleza Esporte Clube, também recebeu placa e certificado, recebidos pelo diretor administrativo do clube, Omar Macedo, juntos com os diretores presentes.
Falando em nome do clube, Omar Macedo disse ser uma honra falar em nome dos diretores e funcionários. “99 anos não se faz em poucos meses ou dias, são 99 anos de glórias. Estamos entrando no centenário, que será difícil, mas temos a semente plantada pelo Luís Eduardo Girão. Vamos começar a entender a dimensão desse clube. O Fortaleza é o clube brasileiro mais acessado do Facebook, essa é uma conquista. Estamos profissionalizando toda nossa gestão; todo sistema financeiro passa por auditoria. Buscamos a capacidade de gestão inovadora, algo inovador em todo Nordeste. Por isso, estamos sendo perseguidos, mas entendemos que essa meritocracia que estamos implantando vai nos proporcionar dar novos passos.  Trouxemos um nome de impacto o Rogerio Ceni. Estive com ele e senti confiança e vontade de realizar. Precisamos de todos unidos. Dessa forma acreditamos que levaremos Fortaleza a outro patamar. Vamos com o pé no chão almejamos um bom cearense e uma boa série B”, destacou.
História
Várias versões envolvem a fundação do Fortaleza Esporte Clube. Na mais provável, o Fortaleza teria sido fundado em 1912, com o nome de Stella Football Club. Mas tal time teve vida curtíssima, e em 18/10/1918 seria fundando, a partir dele, o Fortaleza Sporting Club, tendo como presidente Alcides Santos, que junto com Humberto Ribeiro, Walter Oslen, João Gentil, Brum Menescal, Oscar Ribeiro, Mário Petter e outros, transformou o Stella em Fortaleza, para homenagear a capital cearense. Nascia então o futuro Parque dos Campeonatos, na rua barão do rio branco, entre Pedro Pereira e Pedro l.
Falar das origens do Fortaleza Esporte Clube passa necessariamente por falar do maior desportista cearense de todos os tempos: Alcides de Castro Santos. Primeiramente, ele fundou em 1912 um clube também chamado Fortaleza, que posteriormente veio a ter suas atividades encerradas.
A seguir, participou da fundação do Stella Football Club, em 1915 (Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza). Este clube teve estreita ligação com o Fortaleza Esporte Clube (FEC), principalmente pela presença de Alcides Santos na formação dos dois, tendo o Fortaleza sido fundado em 18/10/1918. Como grande desportista que era, também estimulou e participou da fundação de Riachuelo, Tabajara e Maranguape, todos antes de 1918. Esteve ligado ao Fortaleza EC em seus primeiros 20 anos de história.
O clube possui o estádio Alcides Santos, maior estádio particular cearense, também chamado de Parque dos Campeonatos, e o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, o maior do estado com 90 mil metros quadrados.
Dono da maior torcida do estado do Ceará – dentre todos os clubes brasileiros – desde o começo da década de 1970, quando o clube já levava os maiores públicos para os estádios cearenses comprovando o crescimento de sua torcida após as conquistas de inúmeros títulos nacionais e estaduais. A afirmação de o Fortaleza ter a maior torcida do estado foi recentemente comprovada pelos institutos de pesquisa IBOPE, em 2001, Datafolha, e Jornal Lance, contando assim com a quarta torcida do Nordeste e a décima sexta do Brasil. O clube tricolor também tem números expressivos de seus torcedores no Amazonas, no Distrito Federal, no Pará, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Roraima, onde o clube possui embaixadas desde 2005 e a maior torcida organizada de Boa Vista.
É o clube cearense que mais recebeu apostas de Time do Coração na loteria Timemania, da Caixa Econômica Federal, nos anos de 2009, 2010 e 2011, sendo atualmente o segundo do Nordeste e o décimo quarto do Brasil.
Assessoria de Imprensa
Marcelo Raulino
Câmara Municipal de Fortaleza – CMFor
Fone: + 55 85 3444.8304
Instagram: @cmforoficial
Twitter: @camaracmf
Facebook: https://www.facebook.com/cmfor/

http://wp.cmfor.ce.gov.br/cmfor/camara-realiza-sessao-solene-em-comemoracao-aos-99-anos-do-fortaleza-esporte-clube/ 







Nenhum comentário:

Postar um comentário