Publicidade

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

CAIXA , VEM PRO CENTENÁRIO DO FORTALEZA VOCÊ TAMBÉM.



Consagrado como meme e uma das mensagens publicitárias mais antigas ainda em uso no Brasil — já são mais de 30 anos — o “Vem pra Caixa você também” ainda tem sua origem envolta em dúvidas. No início dos anos 80, a Janela, infelizmente, não registrou a criação do trabalho, mas, em 2004, quando faleceu Alcides Fidalgo, ex-diretor de criação da agência MPM (que dividia com a Artplan a conta da Caixa), publicamos ter sido ele o autor. Informação, aliás, que consta também de seu verbete à página 96 do Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda no Brasil, editado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP).
Esta semana, porém, a partir de um post do publicitário catarinense Emílio Cerri no Facebook, citando o erro de concordância do slogan (“Vem” em lugar de “Venha”), ele chamou a atenção de que o Clube do Jingle (veja aqui) credita a criação à Artplan em 1984, ao lembrar do jingle assinado por Luiz Carlos Sá — mais conhecido do público pela participação no grupo Sá, Rodrix & Guarabira dos anos 70 –, numa produção da Vice-Versa. Jingle que, aliás, tem sido cantado desde então em vários comerciais da instituição.
Apesar da citação, em março de 1982, dois anos antes, o prêmio Profissionais do Ano, da Rede Globo, já destacava (veja aqui) como finalista da sua categoria “Mercado Nacional” o filme “Musical (Ballet)”, da Caixa, produzido, portanto, no ano anterior, 1981. E que era exatamente baseado no “Vem pra Caixa”:

http://www.janela.com.br/2017/09/11/polemica-quem-criou-o-vem-pra-caixa-voce-tambem/


Nenhum comentário:

Postar um comentário