Publicidade

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Historiador Adauto Leitão e o Centenário do Fortaleza Esporte Clube - CENTENARIUM E A ESPADA DE SANTIAGO DE COMPOSTELA.








Há 414 era fundado o Forte de São Tiago, na atual Barra do Ceará. O local que antes recebeu as caravelas dos portugueses hoje dá lugar a passeios de barco de visitantes. A história dessa construção, estabelecida em 1603 na margem direita da foz do rio Ceará, constitui uma das versões para a origem da Capital. A comemoração contou com um passeio de barcos gratuito ao pôr do sol.

O aniversário oficial de Fortaleza é celebrado no dia 13 de abril, a partir da fundação da vila há 290 anos, mas a existência de outras fortificações antes de 1726 é conhecida e há pelo menos três versões de onde seria o núcleo gerador da Cidade. “A origem é aqui”, afirma o pesquisador e historiador Adauto Leitão, defensor de que o Marco Zero de Fortaleza está na Barra. Ele explica que a existência de um porto, do comércio na beira do rio e da câmara, registrada nos Arquivos Históricos Ultramarinos (AHU), comprova essa ideia.

Em 1603, Pero Coelho de Sousa, primeiro europeu a tentar colonizar o Ceará, recebeu o título de capitão-mor e, com o objetivo de abrir caminhos para o Maranhão, estabeleceu um posto militar à margem do rio Ceará, na época chamado Fortim de São Tiago. Pero Coelho saiu da região em razão da seca alguns anos depois. O forte foi destruído e no lugar dele surgiu o Forte de São Sebastião.

O 2º forte: Entre 1611 e 1612 Martim Soares Moreno retorna ao Ceará como capitão-mor e ergue o forte São Sebastião, onde antes foi edificado o São Tiago. O forte foi tomado em 1637 pelos holandeses.
 O 3º forte: Em 1649, holandeses tentaram ocupar a área sob comando de Matias Beck. No Mucuripe, em abril de 1649, ele instalou um forte próximo ao Pajeú. O local foi chamado de Schoonenborch. Em 1654, com a expulsão dos holandeses de Recife, foi abandonado. Tropas sob o comando de Álvaro de Azevedo Barreto tomaram o forte em 1654, que passou a se chamar Nossa Senhora da Assunção.
 A 1ª vila: Em 13 de fevereiro de 1699, a Coroa Portuguesa criou a vila de São José de Ribamar. Passou por Aquiraz, pelo Pajeú e pelo rio Ceará, até que, em junho de 1713, a vila de São José de Ribamar foi instalada em Aquiraz.

A 2ª vila: Após ataque à vila, os sobreviventes buscam abrigo no forte do riacho Pajeú. Em 13 de abril de 1726, foi instalada a segunda vila. As duas reivindicavam o nome São José de Ribamar.
Em 1728, ordem régia manteve as duas.


Capital: Em 1799, o Ceará foi desmembrado de Pernambuco e Fortaleza foi confirmada Capital.
 fonte:https://www20.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2016/07/26/noticiasjornalcotidiano,3639922/forte-considerado-nascedouro-de-fortaleza-faz-412-anos.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário